Olá, eu sou o Robson, idealizador e autor do blog Sobre Nuances. Muito prazer!
Sou formado em Psicologia e apaixonado por escrita.
Concluí minha graduação em 2013 e atuei como psicólogo clínico por cerca de dois anos. Porém, devido às inconstâncias da vida, acabei por me afastar um pouco da área.
Passei por um período de indecisão, a partir do qual precisei me redescobrir. Precisava entender a mim mesmo e decidir qual direção seguir.
Sempre gostei de escrever e percebi que talvez levasse jeito para isso. Então, busquei me profissionalizar e comecei a atuar como redator. Nesta jornada, fiz diversos cursos para aperfeiçoar minha prática, incluindo uma pós-graduação em Mídias Digitais.
Contudo, parecia que ainda faltava algo.
A escrita, para mim, nunca foi apenas uma forma de tirar meu sustento. A vejo como uma ferramenta com grande potencial transformador e uma das mais belas formas de expressão.
Assim, acredito que ela possa ser utilizada para transpor barreiras, propondo reflexões capazes de nos fazer rever conceitos e derrubar mitos, mediando nossas relações e transmitindo conhecimentos úteis para todos.
Amo a psicologia e também amo escrever. Logo, a certa altura pensei: “porque não unir essas duas paixões?”
É daí que surge o Sobre Nuances.
O sonho deste blog vem de muito tempo. Entre medos e receios, a ideia permaneceu no fundo da gaveta por muitos anos. Tentei trazê-la à tona por mais de uma vez, mas este impulso logo era freado por uma série de inseguranças e incertezas. Até que, um dia, finalmente aconteceu.
O pensamento é etéreo. Da mesma forma que surge, desvanece, como fumaça ao vento. Enquanto reflito, parece sólido e coerente. Mas, ao menor sinal de transformá-lo em palavras, seu sentido se esvai, revelando sua frágil estrutura.
Para mim, escrever é a arte de domar o pensar, capturando sua essência, seu sentido, para então, entregá-lo ao mundo como palavra, frase, texto e contexto.
O Sobre Nuances surge de um desejo de estimular o pensamento crítico, elemento indispensável para um olhar mais abrangente sobre o mundo.
Ao deixar de lado nossos preconceitos e dogmas, é possível afastar as barreiras que nos impedem de enxergar os acontecimentos em sua totalidade. Eu sei, não é algo fácil, mas vale o exercício e a tentativa de ir mais à fundo.
Dito isso, meu objetivo aqui é propor reflexões, levantando discussões sobre temas diversos, sejam coisas super interessantes ou casualidades. O importante é não se prender à superfície, buscando uma experiência mais profunda e concreta.
Vamos nos debruçar sobre a realidade a partir de nuances, observando pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença.
A ideia consiste em remover o filtro que limita nossa visão, nos fazendo enxergar apenas aquilo que é evidente, mas que nem sempre representa a realidade em sua totalidade.
Para isso, é necessário eliminar as barreiras que nos impedem de ver uma infinidade de nuances, detalhes que geralmente ignoramos.
Assim, é possível ver o mundo de uma forma objetiva ou, simplesmente, menos tendenciosa.
Estamos acostumados a viver como autômatos, pré-programados para enxergar os fenômenos por um único ângulo: o mais óbvio, o mais fácil, aquele que é o mais conveniente. Assim, reagimos conforme o esperado, dançamos conforme a música.
Entrar em contato com essa realidade nem sempre é fácil, eu sei. Mas, somente assim é possível enxergar o todo.
Para que isso seja possível, devemos nos desapegar de nossos preconceitos e da visão maniqueísta, que divide tudo em dois lados: bem e mal, certo e errado… como se não houvesse mais possibilidades. Como se essas classificações não dependessem de contexto e da combinação de uma série de fatores.
Não tenho a pretensão de formar opiniões ou até mesmo mudar a sua forma de pensar, longe disso — mas é claro que este pode ser um dos efeitos de se pensar de forma critica.
Minha intenção é apenas motivar questionamentos capazes de nos fazer refletir sobre o que somos, pensamos e fazemos, de modo que possamos evoluir, abrindo os olhos para aquilo que acontece ao nosso redor.
Afinal, entender o efeito de nossas ações no mundo e como isso influencia nosso comportamento é fundamental para compreender o que podemos fazer para tornar o mundo um lugar melhor.
E aí? Vamos falar sobre nuances?
Receba todas as novidades do blog em primeira mão.
Basta preencher os campos abaixo e clicar em “Quero me cadastrar!”.
É rápido, é simples e é grátis!